4 aspectos a serem analisados

4 aspectos a serem analisados para revestimento de pisos na indústria alimentícia e de bebidas.

Obedecer às normas vigentes no país é crucial para a sobrevivência de qualquer empreendimento, principalmente aqueles que lidam com a produção de alimentos e bebidas, itens que estão diretamente ligados à saúde dos consumidores.

Com isso, torna-se essencial que o aspecto físico do espaço de produção seja pensado de forma a atender, além das especificações legais, a satisfação dos trabalhadores e a manutenção de um bom ritmo de trabalho.

Neste artigo, listamos 4 aspectos importantes a serem analisados se a sua intenção for produzir alimentos e/ou bebidas de forma profissional, são eles: resistência, higiene, limpeza e aderência.

1 – Resistência: ambientes produtivos, por motivos óbvios, comportam pessoas e equipamentos 24h por dia. Logo, o piso deve ser forte o suficiente para resistir ao peso que terá que sustentar. Veículos e máquinas pesadas também não devem ser ignorados, mesmo que seu negócio comece de forma mais enxuta. Afinal, o objetivo de todo negócio é crescer, e nada impede que num futuro próximo seu maquinário aumente substancialmente. Materiais resistentes à abrasão, impacto, tração, flexão e aderência devem ser utilizados, como revestimento de epóxi, por exemplo. Isso diminui a necessidade de manutenção e previne a paralisação da produção em caso de obras que podem ser necessárias pelo uso de materiais inadequados.

2 – Higiene: As instalações de alimentos e bebidas são fiscalizadas constantemente, a legislação é bem rígida e deve ser obedecida para evitar multas e notificações. O revestimento do piso de ambientes de produção de gêneros alimentícios e bebidas deve ser capaz de suportar incidentes como derramamentos eliminando a possibilidade de contaminação por microrganismos prejudiciais à saúde humana, além de garantir um escoamento adequado. O epóxi também se apresenta como excelente opção por ter superfície lisa que impede o acúmulo de sujeiras e dificulta bastante a vida dos germes.

3 – Limpeza: Conforme citamos no item anterior, derramamentos são acontecimentos comuns em instalações de indústrias alimentícias. Isso exige um alto nível de conservação da limpeza do piso. Revestimentos lisos, uniformes e sem emendas são os ideais. Eles permitem uma fácil limpeza se comparados a outros tipos de piso.

4 – Aderência: Revestimentos de epóxi, apesar de serem lisos e homogêneos, possuem superfície de grande aderência, mesmo quando molhados e úmidos. Acidentes de trabalho são o pesadelo de qualquer empreendedor, e um piso escorregadio, como pintura, apenas contribuirá com que eles apareçam.

Para conhecer todas as opções de pisos para seu ambiente, fala conosco!

ectos a serem analisados para revestimento de pisos na indústria alimentícia e de bebidas.

Open chat