QUAL O PISO IDEAL PARA UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS?

QUAL O PISO IDEAL PARA UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS?

Ambientes da indústria de alimentos estão expostos continuamente à uma enorme variedade de produtos corrosivos e agentes contaminantes, incluindo: gorduras, óleos quentes, sangue, açúcares e ácidos naturais alimentícios. No artigo de hoje, veremos como engenheiros e/ou arquitetos podem lidar com esse tipo de situação, aplicando o piso mais adequado para a indústria. Veja abaixo qual o piso ideal para uma indústria de alimentos.

PISO INADEQUADO É SINÔNIMO DE RISCOS PARA O AMBIENTE INDUSTRIAL.

Como vimos, os pisos das indústrias de alimentos estão expostos a muitos produtos que podem deteriorar superfícies revestidas, resultando em um ambiente contaminado e possivelmente aumentar a proliferação de bactérias, colocando em risco os funcionários que trabalham no local e pior ainda, os alimentos produzidos.

Para garantir a assepsia e integridade da produção, é essencial um revestimento que permita uma limpeza rápida e eficiente para eliminar todos os contaminantes do ambiente. Para isto, o revestimento deve ser monolítico, impermeável, ter resistência mecânica e química.

O GRANDE DESAFIO DE UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: CUMPRIR COM AS EXIGÊNCIAS DA ANVISA ENQUANTO PRODUZ SEUS PRODUTOS EM UM PISO ADEQUADO.

Um dos grandes desafios de hoje para as indústrias de alimentos e bebidas é fabricar produtos com sabor apreciável e teor nutritivo, tudo isso seguindo as melhores práticas industriais. Mas o que praticamente ninguém sabe, é que por trás de todos esses processos existe uma infraestrutura ampla e decisiva para a empresa manter a qualidade do produto. Não se trata da matéria prima ou do maquinário envolvidos, e sim do revestimento aplicado nas áreas de produção, fator importante em vários níveis na fabricação de alimentos e bebidas, e obrigatórios pelo Centro de Vigilância Sanitária e pela ANVISA.

Os revestimentos monolíticos da TECNOPISO, são aplicados através de resinas em estado líquido, podendo ser mono ou bi-componentes, de bases Epóxi, Poliuretano (PU) ou Metilmetacrilato (MMA), são revestimentos moldados in loco que após seu período de secagem (cura), ganham seu estado sólido formando uma camada superficial única, altamente resistente.

QUAIS SÃO AS EXIGÊNCIAS DA ANVISA PARA O PISO DE UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS?

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exige que as fábricas de processamento de alimentos e bebidas devam possuir pisos “revestidos com material liso, antiderrapante, impermeável, lavável, de fácil higienização e resistente ao uso e aos produtos de limpeza e desinfecção”.

Para seguir a essas normas federais, recomendamos a utilização dos revestimentos monolíticos de alto desempenho, isso porque são uma das únicas opções que aliam estética elevada a características que vão de acordo com a legislação vigente no Brasil.

  • Limpeza fácil
  • Excelente resistência química
  • Elevada resistência mecânica
  • Alta durabilidade

Entretanto, por haver muitas opções de revestimentos monolíticos, há outros critérios a serem levados em consideração para definir qual o tipo que irá corresponder melhor às suas necessidades.

  • Resistência à mudança de temperatura
  • Resistência à umidade
  • Baixa proliferação de bactérias
  • Baixo custo de manutenção

MAS ENFIM, QUAL O PISO IDEAL PARA UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS?

A TECNOPISO possui inúmeros sistemas de revestimento monolítico disponíveis para compor o seu projeto. Para fábricas de processamento de alimentos, as linhas mais indicadas são a Linha Duraline (MMA) Linha PUCIM (Autonivelante, Saturado e Espatulado) e Linha Epoxi (Autonivelante e Multilayer).

Veja abaixo os pisos mais indicados:

  1. Duraline Color Quartz

Os revestimentos da linha DURALINE COLOR QUARTZ são revestimento monolíticos, à base de resina MMA sem juntas, isento de porosidade, robusto e resistentes a maioria dos produtos químicos presentes nas indústrias de alimento e cozinhas industriais.

Sua composição é feita através de quartzo coloridos, que podem ser monocromáticos ou multicoloridos, resultam num piso personalizado, de estética inovadora e alta performance.

  1. PU-CIM Autonivelante

PU-CIM AN é um sistema de revestimento para pisos autonivelante desenvolvido em poliuretano cimentício, tri-componente monolítico, liso, com estética uniforme e extremamente densa, suas características são extrema resistência mecânica, excelente resistência química e térmica.

Indicado para indústrias dos segmentos alimentícios, bebidas, farmacêuticos e químicas, onde haja a necessidade de um piso robusto e de alta durabilidade, sistema é aplicado habitualmente em espessuras de 3 à 6 mm. Ideal para ambientes sujeitos a elevada abrasão.

  1. PU-CIM Espatulado

O sistema PU-CIM ESPATULADO consiste de uma mistura de uretano, pigmentos, quartzo e textura levemente antiderrapante, em espessura de 5 mm à 8 mm. É indicado para uso em locais de tráfego intenso.

Este sistema foi projetado para resolver problemas de áreas expostas a condições de impacto mecânico, abrasivo, químico e a variações térmicas, oferecendo excelente proteção e durabilidade. Sua estética levemente texturizada, característica do sistema de aplicação, permite o uso em ambientes secos e molhados.

  1. PU-CIM Saturado

No sistema PU-CIM SATURADO, obtemos toda a resistência química e mecânica de um sistema em PU-CIM ao fator antiderrapante, tão importante para a segurança operacional do dia a dia em áreas industriais alimentícios, excepcionalmente com o contato diário de sangue, gordura, xaropes e açúcares.

O sistema é formado por cargas antiderrapantes aspergidos ao acabamento do piso durante sua execução. Aplicado de 4 mm à 6 mm, alia a resistência e cura rápida dos sistemas em poliuretano a um acabamento antiderrapante e de estética diferenciada.

  1. Eposystem

Os sistemas à base de epóxi, da Miaki, denominados EPOSYSYTEM são ideais para ambientes de hospitais, escolas, áreas industriais ou ambientes corporativos.

Além disso, possibilita diversas composições de cores e brilho, sua superfície pode ter aspecto vítreo levemente texturizado ou antiderrapante. Opções de acabamentos do sistema EPOSYSTEM, entenda as diferenças e verifique qual a melhor opção para a especificação desejada.

  1. Duraline (MMA)

O Duraline (MMA) faz parte de um grupo de resina reativas que, pelas suas propriedades, têm muitas aplicações, desde vidros à prova de bala, implante dentário e ósseo, lentes de contato, fibras óticas e revestimentos de alto desempenho para a construção civil.

Pela sua extrema resistência, o Duraline (MMA) é considerado o sistema ideal para as áreas de circulação interna e externa, seja pela estética diferenciada, performance única, pela longa expectativa de vida útil ou pelo baixo custo de manutenção e conservação.

Veja algumas características dessa linha única, importada da Alemanha:

  • Aplicação ultrarrápida para retomada das atividades;
  • Áreas úmidas ou com lavagens à quente/frio constantes;
  • Atendem as rígidas normas da ANVISA, com vantagens competitivas;
  • Cura rápida, até em temperaturas de -25ºC a 40ºC;
  • Resistência química e a choques térmicos;
  • Temperaturas de operação entre -50ºC e 120ºC;
  • Estrutura molecular inalterada por décadas;
  • Não nocivos ao meio ambiente, isento de solventes;
  • Padrão de qualidade EC (Registro de conformidade da Comunidade Européia);
  • Resistência UV.